Recuperação de informação - Presente - Passado - Futuro.

sexta-feira, 25 de junho de 2010
Por aproximadamente 4000 anos o homem tem organizado informações para serem recuperadas e usadas posteriormente. Por exemplo, uma tabela de conteúdo de um livro. Como o acervo de livros cresceu, uma estrutura teve de ser criada para acessar de forma mais rápida as informações armazenadas nos livros.

Uma estrutura de dados antiga e muito utilizada para rápida RI, é uma coleção de palavras selecionadas ou conceitos, com as quais estão ligados apontadores às informações relacionadas – o índice.

Por séculos índices foram criados manualmente como uma categorização de hierarquias, isto nos dá uma idéia de ordenação. Mais recentemente, o advento dos computadores tornou possível a construção automática de índices.


Índices criados automaticamente produzem uma visão do problema de RI que é mais relacionado ao sistema do que a necessidade do usuário. Existem duas diferentes visões do problema de RI: uma centrada no computador e outra centrada no homem.

Na visão centrada no computador, o problema consiste principalmente em construir índices eficientes, processar consultas de usuários com o melhor desempenho possível, e desenvolver algoritmos de ordenação que possam trazer qualidade à resposta do usuário.

Na visão centrada no homem, o problema principalmente consiste no estudo da conduta do usuário, no entendimento de suas principais necessidades, e em como o este entendimento afeta a organização e as operações do SRI.

Atualmente o mercado está mais interessado em solucionar o primeiro tipo de problema centrado no computador, e esta é a visão tratada no livro. Recuperação de Informação nas Bibliotecas
As bibliotecas estão entre os primeiros tipos de instituição a adotar sistemas de RI. A primeira geração de sistemas apenas automatizava tecnologias já utilizadas, como uso de catálogos.



0 comentários:

Postar um comentário