SÉRIE OS BIBLIOTECÁRIOS: BIBLIOTECÁRIO NA ÁREA DE MÚSICA

terça-feira, 17 de abril de 2012

http://lh6.ggpht.com/teamo65/SITUs5kKuqI/AAAAAAAAAc8 eBpE9XMCXk/IMG_3466.JPG? imgmax = 800   A arte das musas também é nossa! O bibliotecário também pode “ler música”, tratá-la, organizá-la e disseminá-la...

   Esta é mais uma área de atuação do bibliotecário, embora não muito desenvolvida, este profissional pode atuar em bibliotecas especializadas em música ou que possuem uma seção especial com este tipo de material, rádios, televisão, enfim em locais que disponham de música para organizar.


  
    Para atuar nesta área é preciso não só gostar de música, mas também ter conhecimentos sobre a história da música, gêneros musicais, cantores, grupos musicais, atualidades na área, um conhecimento bem amplo sobre esta arte... É o bibliotecário literalmente tem que “dançar conforme a música”.

Herm’s Farm» Blogarchiv » War Ringo der Coolste?
   E como é o seu trabalho? Bom, ele não deixa de ser um bibliotecário então irá realizar os típicos processos técnicos da biblioteconomia de descrição e registro dos materiais que possuem regras especiais de tratamento. Aliás, este conhecimento de música será muito importante para o bom preparo deste material, para que ele seja identificado da melhor maneira, pois no lugar do autor entrarão personagens com outras denominações. Serão compositores, interpretes e diversos outros termos como arranjo, partituras que o bibliotecário deve ter conhecimento. Além do tratamento o bibliotecário da área de música também pode promover eventos musicais, realizar pesquisas, orientar estudantes e profissionais da música.

É indispensável ao bibliotecário na área de música:

Reconhecer e respeitar as diversidades das músicas, os estilos musicais;
Se tornar comunicadores desta arte, através de seu trabalho;
Estar atento às mudanças do contexto musical, publicações;
Compor o seu acervo nos mais diversos suportes (livros, CDs, LPs, fotos) adequando-o aos diversos tipos de usuários;
Conhecer as mídias, tecnologias de áudio para melhorar a prestação de seus serviços;
Estar informado sobre os direitos autorais relacionados a musica.

   È um campo de trabalho bem interessante para os ‘biblios’ amantes da música, com certeza será um trabalho bem prazeroso para quem aprecia esta arte.

Algumas fontes ai para os bibliomúsicos:

Music Library Association - http://musiclibraryassoc.org/
Academia Brasileira de Música - http://www.abmusica.org.br/
Conservatório Brasileiro de Música - http://www.cbm-musica.org.br/


REFERÊNCIA
SILVA, Fabiano Couto Corrêa da. Bibliotecário da área de música. In: Bibliotecários Especialistas: guia de especialidades e recursos informacionais. Brasília: Thesaurus, 2005. p. 133-145.

Ana Paula Lopes

0 comentários:

Postar um comentário