O QUE É A IFLA?

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013







IFLA foi fundada em Edimburgo, Escócia, em 1927, quando associações de bibliotecas de 14 países europeus e os Estados Unidos assinaram uma resolução, na celebração do 50 º aniversário da Associação de Bibliotecas do Reino Unido. Isak Collijn, diretor da Biblioteca Nacional da Suécia, foi eleito o primeiro presidente. A primeira constituição foi aprovada em Roma em 1929, durante o Congresso Mundial de Biblioteconomia e Bibliografia.


Durante a década de 1930 as associações de bibliotecários primeira de fora da Europa e os EUA entraram, sendo estes China, Índia, Japão, México e Filipinas. Em 1958, a adesão cresceu para 64 associações de 42 países. Um secretariado permanente foi criada em 1962. Em 1970 havia 250 membros de 52 países. O secretariado foi transferido para Haia, em 1971. Em 1974 tornou-se membro da IFLA virtualmente global com 600 membros em 100 países.

Critérios de adesão foram expandidas para além de associações de bibliotecários em 1976 para incluir instituições, bibliotecas ou seja, escolas de biblioteconomia e institutos bibliográfica. Neste momento, a palavra instituições foi adicionado ao nome da organização. Desde então categorias mais novas de adesão foram criados, incluindo afiliadas pessoais.

IFLA já cresceu para mais de 1.600 membros em aproximadamente 150 países. Ela está sediada no Bibliotheek Koninklijke , a Biblioteca Nacional da Holanda, em Haia.

Objetivos da IFLA são:
Para representar biblioteconomia em assuntos de interesse internacional;
Para promover a educação continuada do pessoal da biblioteca;
Para desenvolver, manter e promover as diretrizes para os serviços de biblioteca.

A IFLA, foi uma das primeiras organizações não-governamentais, sem fins lucrativos, a promover a causa dos bibliotecários. Sua função básica é encorajar, patrocinar e promover a cooperação internacional, o debate e a investigação em todos os campos da atividade bibliotecária e a compartilhar suas descobertas com a comunidade bibliotecária como um todo, para o maior bem da Biblioteconomia. Considera dentro de seu domínio todos os aspectos do trabalho bibliotecário e procura contar com membros em todos os países. A IFLA aspira a falar com autoridade como voz global da profissão bibliotecária. Esses objetivos: a UNIVERSALIDADE, a GLOBALIZAÇÃO e o STATUS REPRESENTATIVO, determinam tanto a estrutura da IFLA como seus programas profissionais. A Federação tem alcance mundial. Ela oferece um foro profissional a associações de bibliotecários, bibliotecas e associações de bibliotecas, qualquer que seja o tipo de biblioteca ou a especialidade. Todas podem encontrar seu grupo particular na estrutura piramidal das suas atividades profissionais.

A IFLA é uma das mais privilegiadas organizações internacionais, por quanto o material com que trabalham os bibliotecários é, por definição, internacional. Os programas atuais, como o de Controle Bibliográfico Internacional e MARC Internacional (UBCIM), o de Disponibilidade Universal das Publicações (UAP), o de Preservação e Conservação (PAC) e o de Transmissão Universal de Dados (UDT), são tão complexos e estão tão interrelacionados que se torna absolutamente necessária a procura de soluções globais.


Site da IFLA

1 comentários:

Unknown disse...

Qual é o autor desta publicação? Preciso para citar em um trabalho acadêmico...
Obrigada!

Postar um comentário