Bibliotecas precisam adquirir livros digitais... E agora?

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

A biblioteca precisa adquirir livros digitais... E agora?

E por que precisa? 

A realidade digital bate à porta das bibliotecas e é um caminho sem volta, não há como fugir e nem porque fugir. A aquisição de livros digitais configura-se como necessidade latente em bibliotecas, principalmente as universitárias, considerando seu público amplo, a diversidade de informações demandadas, a descentralização, o ensino à distância. O usuário quer facilidade de acesso e isso para ele hoje significa a informação a um clique, cabendo ao bibliotecário continuar o seu trabalho de auxiliar esse acesso, independente do suporte.


Como adquirir?
A literatura da área traz claramente a ideia de que o mercado de livros digitais não foi feito para bibliotecas e nem está totalmente adequado às suas demandas, principalmente no que se refere ao acesso às publicações. Imagina-se que o livro digital significa muito mais acesso, por várias pessoas e ao mesmo tempo e nem sempre isso é possível nos atuais modelos existentes de compra. Há certo receio por parte das editoras devido à politica de empréstimo utilizada nas bibliotecas, no que se refere ao uso indevido da obra e possibilidade de pirataria. Sem falar que não parece lucrativo fornecer esse tipo de material à biblioteca, já que várias pessoas tem acesso gratuito. Bom, vamos às modalidades mais citadas na literatura e mais comumente utilizadas: 

Assinaturas: aparece como a modalidade mais utilizada no Brasil, neste modelo a biblioteca paga pelo acesso a um conjunto de publicações adquiridas da editora ou fornecedor, sendo necessária renovação da aquisição para continuar tendo acesso aos materiais que se dá, na maioria dos casos, através de plataforma do fornecedor. Esse conjunto de publicações, muitas vezes, é definido pelos próprios editores e podem ser alterados na renovação já que está armazenado em suas plataformas, fugindo ao controle da biblioteca.

Pay-per-view: pagar pra ver, funciona como um aluguel de curto prazo das obras onde é estabelecido a quantidade de vezes que a publicação será visualizada, após esgotado este prazo será necessária a compra das publicações.

Aquisição perpétua: modalidade semelhante à aquisição de livros físicos, a biblioteca adquire o título que deseja em seu acervo, normalmente possui custos muitos altos. O material pode ficar armazenado no servidor da instituição, o que demandará preocupação em relação ao espaço disponível, preservação e segurança digital; ou o acesso pode ser feito através da plataforma do fornecedor, neste caso, a biblioteca precisa atentar para ter sua tecnologia atualizada e similar às plataformas para garantir acesso dos usuários. Quanto ao acesso, normalmente é de um usuário por vez como no livro físico, sendo necessária a compra de exemplares digitais para ampliar acesso.

Vantagens? Entre elas:
Livros não extraviados e danificados;
Redução de espaço físico;
Hipertextualidade e interoperabilidade;
Possibilidade de acesso simultâneo.

Desvantagens? Entre elas:
Constante acesso á internet;
Alto custo;
Acesso através de plataformas, restrições como acesso da obra em dispositivo específico; 
Numero limitado de empréstimos, downloads, acessos simultâneos.

O que é necessário fazer é buscar as formas de aquisição, conhecê-las e identificar o que cabe melhor à sua biblioteca e ao seu usuário, negociar com fornecedores e se permitir a experiência inicial de aquisição, sempre com cautela. Os distribuidores de livros digitais podem ser as editoras, agregadores de conteúdo ou distribuidores que são empresas que representam as editoras, lojas virtuais e os próprios autores. Uma questão importante tratada na literatura, diz respeito ao DRM que são os direitos digitais da obra, é importante ficar atento ao que propõe a fornecedora em relação ao acesso, downloads, reprodução, tudo isso irá influenciar na qualidade de atendimento ao usuário.

Outro fator de extrema importância está na capacitação da equipe e comunidade usuária no uso das ferramentas, das plataformas onde serão disponibilizados os livros digitais. De nada adianta a aquisição sem uso e usa-se aquilo que se conhece e que se tem habilidade.

Essas e outras informações estão no livro utilizado de referência para esta temática:

SERRA, Liliana Giusti. Livro digital e bibliotecas. Rio de janeiro: FGV, 2014.

Boa leitura!
Ana Paula Lopes
Bibliotecária

0 comentários:

Postar um comentário